Instalada em um estande de vidro, a Via Láctea permite que o público acompanhe passo a passo todo o processo de produção, em pequena escala, ao mesmo tempo em que um técnico da Epamig responde às perguntas de adultos e crianças que participam de visitas direcionadas. Ao final, os visitantes degustam os laticínios e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.
Durante a Expomontes 2011, a previsão do ILCT é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, mussarela, nozinhos de queijo, queijo Minas frescal e uma novidade ? o queijo Minas frescal com milho ? um dos destaques durante a Festa Nacional do Milho, realizada no início do mês, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
Considerada a maior mostra agropecuária do Norte de Minas, a Expomontes é promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros e, nesta edição, são esperados cerca de 250 mil visitantes, segundo a organização. Entre leilões de animais e comercialização de máquinas e equipamentos, a previsão é de que a exposição gere negócios superiores a R$ 100 milhões.