Equipe do Canal Rural visita áreas de conflito na região de Japorã (MS)

Produtores rurais estão mobilizados desde a última semana para fazer um alerta sobre a situação das propriedades invadidasA disputa por terras entre produtores e índios foi destaque na última semana em Mato Grosso do Sul. Os produtores rurais se mobilizaram para fazer um alerta sobre a situação. Eles montaram um acampamento próximo às fazendas na região sul do Estado. Para ver de perto a situação dos conflitos, uma equipe do Canal Rural visitou áreas invadidas na região.

>>Veja fotos da mobilização dos produtores e dos índios que ocupam as fazendas

>>Veja outras notícias sobre questões indígenas

O município de Japorã (MS) tem pouco mais de oito mil habitantes.  Mais da metade são índios. Eles vivem em uma área de aproximadamente 1,6 mil hectares onde está formada a aldeia guarani-kaiowá, mas reivindicam outros 7,6 mil hectares.  Dentro desta área estão 14 fazendas que foram ocupadas nas últimas duas semanas. 

Com as ocupações, os produtores rurais tiveram que deixar suas propriedades. Preocupados, os produtores da região se mobilizaram e montaram um acampamento próximo às fazendas, no município de Iguatemi.  Produtores de outros Estados foram convidados a participar do movimento.

O prefeito de Japorã levou a equipe do Canal Rural até a fazenda Chaparral, ocupada pelos índios há duas semanas. Ali,repórter e cinegrafista foram recebidos com ritual de canto, dança e reza.

Na fazenda da família do pecuarista Thiago Tormena havia 1,4 mil animais. Seu pai conseguiu tirar o gado. No lugar dos animais, há agora barracas de plástico montadas pelos índios. Em cada uma, vive uma família.

– Tem que ter alguma solução, a anarquia que está hoje em dia não pode continuar. É muita falta de respeito com as pessoas –  desabafa Tormena.

Os índios da região dizem que não querem nada da estrutura das propriedades. Eles só querem a terra para plantar.

– O que queremos é esse chão para viver futuramente e para nossos filhos crescerem –  diz Awa Guarani.

A equipe de reportagem do Canal Rural foi a única que conseguiu chegar até o local do conflito. Nesta segunda, dia 4, no Rural Notícias, você pode acompanhar uma reportagem completa sobre a posição dos índios a respeito das ocupações.

 

Clique aqui para ver o vídeo