Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Equipe do governo federal deve ir a Mato Preto (RS) na próxima semana para resolver questão indígena

Ministro da Justiça reafirmou a posição do governo federal de manter as mesas de diálogo e o pagamento de indenização aos produtores ruraisUma equipe do governo federal deve ir na próxima semana a região de Mato Preto, no Rio Grande do Sul, para tentar resolver o impasse sobre a demarcação de terras indígenas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, compareceram à Comissão de Agricultura da Câmara e garantiram que as negociações nos processos de demarcação estão avançando.

• Relembre os casos de disputa de terra entre índios e produtores em 2014

Os dois ministros reafirmaram a posição do governo federal de manter as mesas de diálogo e o pagamento de indenização aos produtores rurais. Durante a audiência, os parlamentares questionaram os laudos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a ação do governo federal nos Estados onde há processo de demarcação. A situação em Faxinalzinho, também no Estado gaúcho, principal tema do encontro, onde dois agricultores foram mortos, foi pouco discutida.

– Estou insistindo no diálogo em Faxinalzinho, mas nem todo mundo está a fim de conversar. Isso está impedindo de fazer o processo avançar – diz Cardozo.

• Leia mais sobre questão indígena

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile