Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Erva-mate Cambona 4 tem área georreferenciada no Rio Grande do Sul

Trabalho foi realizado na cidade de MachadinhoUm trabalho de georreferenciamento realizado em Machadinho permitiu coletar informações sobre os ervais de Cambona 4 do município. A ação, cujo objetivo era medir as áreas de mate e saber o número de produtores, foi feita pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Associação dos Produtores de Erva-mate (Apromate).

De acordo com o agrônomo e supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Mauro Morello, o levantamento foi feito utilizando o Google Hearthe o Programa Trackmaker.
Para o técnico agrícola e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Machadinho, Zilmar Tadeu Hoszczaruk, a ação foi muito importante para ter informações precisas que auxiliam no planejamento dos produtores, nas ações de assistência técnica, no acompanhamento e, inclusive, no planejamento da indústria.

– De posse dessas informações queremos fazer um trabalho mais direcionado com esses produtores de erva-mate, com análises de solo, acompanhamento individualizado, planejamento de produção e produtividade – disse Hoszczaruk.

O plantio do material genético da erva-mate Cambona 4 foi iniciado em 2000. De acordo com os dados levantados, 83 produtores do município plantam 189 hectares deste tipo de erva-mate. O número médio de plantas por hectare é de 2.500 árvores e uma produtividade média de 1.108 arroba/ha, significando um rendimento de mais de R$ 22 mil por hectare.

Sair da versão mobile