Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Esalq lança primeiro curso de agronegócio à distância

Instituição comemora 110 anos acompanhando a renovação dos métodos de ensinoForam assinados nessa sexta, dia 3, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP), os contratos entre a instituição e os polos de ensino que vão participar do primeiro curso de especialização à distância sobre agronegócio da Universidade de São Paulo.

O dia foi também de comemoração na Esalq, a instituição completa 110 anos de atividade. Uma turma de uma escola pública de Piracicaba, que participou de um programa de visitas à escola, ajudou a apagar as velinhas dos 110 anos da instituição.

? São 110 anos que com certeza não são pautados pelo envelhecimento, pelo contrário. Acho que tem um envolvimento cada vez mais forte com a inovação, seja tecnológica, seja no processo administrativo. Então é uma senhora de 110 anos muito animada, muito motivada ? declarou o diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho.
 
A instituição já formou mais de 12 mil profissionais em pelo menos 20 cursos entre graduação e pós-graduação. A novidade agora é o curso de especialização em agronegócio feito à distância. A base é uma sala que vai funcionar como um estúdio de televisão. O ambiente ainda está sendo preparado. As aulas serão transmitidas ao vivo, via satélite, para os polos de ensino em várias regiões do Brasil. Assim, dois mil alunos concluirão em dois anos o primeiro MBA à distância da Esalq.
 
? Nós vamos ter no estúdio um professor desenvolvendo um tema e um professor auxiliando e respondendo as perguntas que vão chegando e, as mais pertinentes, vamos colocar no ar ? explicou o especialista em EAD, Márcio Yamawaki.
 
O projeto foi apresentado hoje em Piracicaba aos representantes dos pólos de ensino, os locais onde os alunos deverão assistir às aulas. A previsão é de que sejam instalados cem polos no Brasil. O professor Dirceu Bettiol, dono de uma universidade em Rolim de Moura, no Estado de Rondônia, vai coordenar um dos cursos. A região tem vocação agropecuária e por isso há uma demanda por profissionais especializados no setor. O professor pretende voltar de São Paulo com o contrato na mão.
 
? Eu vou com boa intenção de assinar este contrato e fazer esta parceria com a Esalq, para que nós possamos implementar e espalhar em Rondônia todo este curso, que é tão importante para o desenvolvimento do Estado e toda a região ? afirmou Bettiol.
 
O coordenador do curdo, Pedro Marques, explica como surgiu a ideia de promover um curso à distância.

? Nós começamos a sentir que o nosso grande público, o grande interessado, está localizado em um lugar longe onde é difícil a logística, difícil levar o professor lá. Tudo isso levou a nossa idéia de desenvolvermos um curso à distância. Estudamos vários modelos. Modelos de internet, modelos via satélite. E optamos por este via satélite nos pólos, porque os alunos podem se encontrar e trocar experiências, formarem um network ? explica Marques.

O curso começa no final de agosto e os alunos terão aulas uma vez por semana com temas como gestão, economia, política e sustentatibilidade.  O projeto tem apoio do Canal Rural e é mais um avanço numa das instituições de ensino mais respeitadas e agora, aos 110 anos, mais experientes do país.
 
Os interessados no MBA em agronegócios da Esalq  podem se inscrever pelo site do Pecege,  programa responsável pelo curso.

 

Sair da versão mobile