Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialista britânico apresenta panorama global das culturas agrícolas geneticamente modificadas

Clive James, presidente da ISAAA diz que biotecnologia não é panaceia, mas é uma ferramenta importanteO presidente do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas (ISAAA), Clive James, apresenta palestra na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no dia 3 de agosto, às 10 horas, sobre o panorama global das culturas geneticamente modificadas e as perspectivas para o futuro. O ISAAA é uma organização sem fins lucrativos que incentiva o intercambio de conhecimentos sobre biotecnologia agrícola en

Segundo James, a biotecnologia não é uma panaceia, mas pode ser uma ferramenta muito importante à disposição da ciência para encarar os desafios alimentares atuais e futuros. Durante a palestra, o especialista britânico vai apresentar a evolução das culturas GM no mundo de 1996 a 2009.

Em 2009, 14 milhões de agricultores de 25 países contribuíram para que a área global plantada com culturas transgênicas ultrapassasse 134 milhões de hectares, representando um crescimento de 7% em relação a 2008, ou seja, nove milhões de hectares. O Brasil aparece em segundo lugar no ranking mundial, com 21,4 milhões de hectares, atrás apenas dos Estados Unidos que possui 64 milhões.

Nos países em desenvolvimento, a área plantada com produtos transgênicos cresceu 46% nesses 13 anos e espera-se que supere 50% em 2015.

Para o presidente do ISAAA, os principais impactos da biotecnologia na agricultura são: aumento da produtividade; proteção da biodiversidade; desenvolvimento de produtos para atender as mudanças climáticas e benefícios socioeconômicos.

Para que o crescimento da biotecnologia agrícola se mantenha contínuo nos próximos cinco anos, e extremamente importante que os países invistam no estabelecimento de sistemas de regulação eficientes e na melhoria da comunicação com a sociedade sobre o potencial da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável.

A palestra “Visão global das lavouras GM e perspectivas futuras” do presidente do ISAAA, Clive James, acontece no dia 3 de agosto de 2010 no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em frente à Câmara Legislativa do DF.

Sair da versão mobile