? O produtor não tem crédito para comprar. Só compra mediante um contrato de exportação, que é feito e dirigido por essas firmas para os compradores que a eles interessam. Eles são os donos do mercado. Porque senão, o produtor não tem insumo, não tem defensivo, não tem fertilizante, não tem nada. 50% do mercado estão na mão deles e não se faz nada.
Segundo Hugo Nieri, o custo de produção chegou ao limite. A receita com os negócios não é suficiente e a conta do produtor de algodão não fecha.
? Não basta saber se vão cumprir os contratos ou não. É saber se, cumprindo os contratos, sobrevivem. Muitos têm afirmado que não agüentam o prejuízo entregando os contratos vendidos a preço baixo.
A equipe do site do Canal Rural entrou em contato com as entidades representativas da indústria de insumos. A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) ressaltou que representa 122 empresas do setor de fertilizantes e disse apenas que confia na livre concorrência e na transparência do mercado.
A associação que representa empresas de defensivos agrícolas, a Andef, também foi procurada, mas até o momento não se pronunciou.