Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialistas defendem privatização dos portos brasileiros na Intermodal South America

Evento conta com mais de 600 empresas, de 22 países, e um público estimado em 45 mil visitantesEspecialistas que participam do maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo, o Intermodal South America, realizado em São Paulo, defendem a privatização total dos portos brasileiros para melhorar a eficiência no escoamento da produção nacional.

O gargalo logístico que o país enfrenta, com a dificuldade de escoamento da safra de grãos, é um dos temas debatidos no encontro. Como a maioria das exportações é feita através dos portos, especialistas apontam alternativas para melhorar a eficiência portuária, sendo a privatização uma solução recorrente entre eles. O setor ainda passa por um momento determinante com a recente aprovação da Medida Provisória 595, que também trata da operação de terminais privados.

Os palestrantes defenderam ainda a integração dos diferentes modais de transporte, com a necessidade de mais ferrovias e hidrovias. O projeto do Ferroanel de São Paulo foi um dos exemplos citados.

Um dos destaques do evento deste ano é a presença expressiva de representantes de portos brasileiros e europeus. O Brasil ocupa a 22º posição no ranking mundial de exportadores, uma posição aquém do que a sétima economia do globo poderia alcançar.

O evento conta com mais de 600 empresas, de 22 países, e um público estimado em 45 mil visitantes. A 19ª edição da Intermodal iniciou nesta terça, dia 2, e ocorre até quinta, dia 4.

Portos do Paraná

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) estará presente na feira e deve apresentar os resultados do último ano e projetos para o biênio 2013/2014.

– Vamos mostrar que os portos paranaenses estão nos melhores níveis do Brasil. Temos dificuldades, sim, mas em 2013 o Porto de Paranaguá é um porto de referência nacional – principalmente por ter conseguido combater o problema das filas de caminhão nesse início de escoamento de safra – afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho. 

De acordo com o governo do Estado do Paraná, a Appa despenderá, até o final de 2014, cerca de R$ 400 milhões em melhorias estruturais dos portos.

– Entre os principais projetos em andamento estão várias ações para a remodelação do Corredor de Exportação, como aquisição de novas balanças e novos shiploaders. São diferentes frentes de trabalho para recuperar os 20 anos que os portos ficaram sem investimentos e projetos – destaca o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Ainda segundo o govenro, a Appa está investindo em trabalhos de dragagem, melhorias na sinalização náutica e, consequentemente, na segurança da navegação. Estão sendo feitos investimentos em tecnologia da informação, melhorias no pátio de triagem e também projetos na área de gerenciamento ambiental. A entidade também vai mostrar os avanços na área de Meio Ambiente, como a liberação da licença para a dragagem de aprofundamento pelo Ibama.

RuralBR: participe do SOS Logística mandando o seu relato. Saiba como

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile