Especialistas discutem alternativas para solucionar crise no setor de etanol

Uma das saídas apontadas por técnicos é a produção do combustível a partir de milhoRepresentantes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar buscam alternativas para reverter a crise que se instalou no segmento. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Bortoletto, as dificuldades se devem à maior oferta de etanol em 2008, quando o combustível chegou às bombas por R$ 0,80, impactando diretamente no setor. Além disso, aponta uma falta de renovação dos canaviais e falta de qualidade e escassez da matéria-prima, em fu

Segundo o pesquisador da Embrapa Hugo Molinari, no entanto, o problema da falta de chuvas deve ser resolvido. Ele afirma que a entidade está desenvolvendo desde 2008 uma variedade de cana-de-açúcar resistente ao clima seco. E deve estar disponível nos próximos 20 anos.

Outra alternativa para amenizar a crise seria a produção de etanol a partir do milho. Para o especialista em milho Ricardo Giannini, o combustível à base do grão cuja produção é dominada pelos Estados Unidos, é tão eficiente quanto o da cana. E diz que a principal diferença está em aproveitar a cultivar da região Centro-Oeste do país, principal produtor, e que hoje não tem mais para onde escoar boa parte da safra.

Confira a reportagem: