Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialistas discutem alternativas para solucionar crise no setor de etanol

Uma das saídas apontadas por técnicos é a produção do combustível a partir de milhoRepresentantes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar buscam alternativas para reverter a crise que se instalou no segmento. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Bortoletto, as dificuldades se devem à maior oferta de etanol em 2008, quando o combustível chegou às bombas por R$ 0,80, impactando diretamente no setor. Além disso, aponta uma falta de renovação dos canaviais e falta de qualidade e escassez da matéria-prima, em fu

Segundo o pesquisador da Embrapa Hugo Molinari, no entanto, o problema da falta de chuvas deve ser resolvido. Ele afirma que a entidade está desenvolvendo desde 2008 uma variedade de cana-de-açúcar resistente ao clima seco. E deve estar disponível nos próximos 20 anos.

Outra alternativa para amenizar a crise seria a produção de etanol a partir do milho. Para o especialista em milho Ricardo Giannini, o combustível à base do grão cuja produção é dominada pelos Estados Unidos, é tão eficiente quanto o da cana. E diz que a principal diferença está em aproveitar a cultivar da região Centro-Oeste do país, principal produtor, e que hoje não tem mais para onde escoar boa parte da safra.

Confira a reportagem:

Sair da versão mobile