Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialistas matam porcos nas Filipinas para estudar variação do Ebola

Cientistas querem descobrir como a doença exclusiva de símios atingiu suínosA equipe de especialistas da ONU que está nas Filipinas para estudar uma rara variação do Ebola (Ebola Reston) em dois criatórios suínos do norte do país sacrificaram nesta sexta, dia 9, 70 porcos e pegaram mostras para analisá-las no laboratório.

A missão da equipe formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Mundial de Saúde Animal (antes Escritório Internacional de Epizootia, OIE) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é determinar como a cepa Reston, que estava exclusivamente nos símios, conseguiu atingir os porcos, declarou o veterinário filipino Samuel Animas ao jornal The Star.

O especialista afirmou que os 70 animais sacrificados e depois enterrados pertencem a duas fazendas colocadas em quarentena desde outubro passado, quando laboratórios internacionais confirmaram a identidade da doença, e acrescentou que também foram tomadas mostras de sangue de outros 70 porcos.

A outra incumbência da equipe da ONU, que ficará nas Filipinas até o dia 16, será determinar a fonte e o canal da infecção, a virulência do organismo e seu habitat natural.

? O fato de que seja a primeira vez que o vírus foi detectado em animais que não sejam macacos e que seja a primeira vez que tenha aparecido em porcos, animal que faz parte da cadeia alimentar (do homem), faz com que esta missão seja particularmente importante ? informou a OMS por meio de um comunicado.

As autoridades de saúde das Filipinas pediram a assistência da ONU no ano passado após ser descoberta a morte dos leitões.

Sair da versão mobile