Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Espírito Santo ganhará novo terminal portuário

Terminal será construído no município de Aracruz, no litoral norte do EstadoA Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) autorizou a Petrobras a construir e explorar Terminal de Uso Privativo (TUP), na área do porto de Barra do Riacho, distrito do município de Aracruz, litoral norte do Estado do Espírito Santo.

Na nova instalação a empresa poderá movimentar e armazenar cargas próprias, gás liquefeito de petróleo (GLP) e gasolina natural, destinados ou provenientes de transporte aquaviário.

De acordo com o vice-presidente da CNT para transporte aquaviário, ferroviário e aéreo e presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Meton Soares, a autorização da Antaq cumpre o que determina a lei dos portos (Lei n 8.630/93), que tem por objetivo a modernização dos procedimentos portuários através de maior participação das entidades privadas e não a exclusividade do setor público.

? Esperamos que, em breve, com algumas emendas em nossa legislação, o setor privado possa operar terminais em livre concorrência, não só com outros terminais, mas, também com o porto público que deve se modernizar para atingir índices de desempenho cada vez melhores e, quem sabe, superiores aos parâmetros internacionais ? reforça Meton Soares.

A área do porto é constituída por instalações portuárias terrestres, docas, pontes e píeres de atracação e de acostagem, armazéns, edificações em geral e vias internas de circulação rodoviárias e ferroviárias. Também localizado em Barra do Riacho, o Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel) é o único porto do Brasil especializado no embarque de celulose e preparado para receber navios continuamente, com capacidade de embarque anual de 7,5 milhões de toneladas de celulose.

Além de Barra do Riacho, o Estado possui ainda os portos de Vitória, Praia Mole, Tubarão, e Ponta Ubu. A Petrobras não se pronunciou sobre a data de início da construção do terminal portuário.

Sair da versão mobile