Evento em Cascavel deve reunir mais de 600 convidados e terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural
Sebastião Garcia, de Cascavel
Depois de muito trabalho, está tudo pronto para o primeiro Fórum Soja Brasil da safra 2016/2017. O evento que acontece em Cascavel, na região Oeste do Paraná, vai reunir produtores e especialistas para discutir questões importantes para a próxima safra.
Assim como os produtores em seu dia-a-dia no trabalho, os preparativos para deixar o evento perfeito para os convidados começaram antes mesmo do sol raiar. Ao todo mais de 70 pessoas foram envolvidas no processo de montagem do Fórum, desde a organização do espaço, a luz, o som, ao carro de transmissão. Segundo o supervisor de Eventos do Canal Rural, Renan Zebiani, organizar um evento com estas proporções leva mais de 40 dias. “No começo definimos o tema, o local e a estrutura necessária. A partir daí, a equipe se desloca para o município escolhido, para fazer toda a montagem da estrutura”, conta ele. “ Garantindo assim uma ótima experiência para o telespectador e para os convidados que participam no local.
O espaço escolhido possui quatro mil metros quadrados e fica localizado dentro do parque de exposições da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e deve receber mais de 600 produtores rurais. “Eu vejo uma importância muito grande em todos eventos como este, que trazem informação para que o produtor possa tomar suas decisões”, comenta Paulo Roberto Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.
Segundo o presidente da Associação do Produtores de soja do Paraná (Aprosoja Paraná), José Sismeiro, há muito o que se discutir no Fórum deste ano. No Paraná, por exemplo, os produtores estão apreensivos com o comportamento do clima para próxima safra. Com a safrinha de milho, que ainda está sendo colhida, já é certo que houve prejuízo por causa da geada e dos temporais nos últimos dias. A expectativa é de uma quebra de pelo menos 15%. Pra soja, o planejamento da safra já foi feito. Muitos produtores compraram insumos e na região, segundo Sismeiro, 40% da colheita desta safra já foi travado no mercado futuro. “Quando temos um Fórum como o Soja Brasil, temos centenas de cabeças pensando juntas. Os microfones estarão abertos para perguntas e a grande maioria das vezes algum produtor sinaliza para nós coisas que não havíamos percebido”, afirma o presidente.
Para começar bem o dia os participantes serão recebidos com um belo café da manhã e antes mesmo dos debates começarem, o evento prestará uma homenagem aos heróis do campo, já que 28 de julho é o dia do agricultor.
Para o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, um produtor bem informado é capaz de planejar melhor a sua safra e com isso, obter resultados melhores. “O agricultor ouvirá muitas opiniões, muita informação e terá acesso a dados importantes para a safra. Esse evento será uma oportunidade para apresentarmos ao produtor rural muitos desses cenários”, garante ele.
Veja abaixo a programação completa: