Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estabilidade no preço da saca de soja preocupa produtores do RS

Representantes do setor estiveram reunidos com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, para pedir ajudaApesar do aumento de 6,13% na área plantada de trigo no Rio Grande do Sul, o produtor do Estado não tem motivos para ficar otimista, já que o preço da saca deve se manter em R$ 25. A preocupação é tanta que motivou uma reunião de representantes da Associação Brasileira de Produtores de Trigo (Abitrigo) com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Na pauta, a prorrogação da desoneração de PIS e Cofins sobre o trigo, farinha de trigo e pré-misturas para fabricação de pão ? que deve terminar em 31 de dezembro ? e importações de produtos de países do Mercosul. O ministro disse que, agora, irá analisar as demandas em conjunto com outros ministérios.

Conforme dados da Emater-RS, o Estado deve colher em torno de dois milhões de toneladas do grão na safra 2011.

? Nossa maior preocupação é com a comercialização. Os preços do mercado interno estão basicamente os mesmos há 12 meses ? explica o engenheiro da Emater, Cláudio Dóro.

Cerca da metade da produção do trigo do Estado deve ser destinado à exportação. Porém, conforme o analista da Companhia Nacional de Abastecimento, Paulo Magno Rabelo, o Rio Grande do Sul teria de investir mais na qualidade do grão para que as vendas ao Exterior fossem impulsionadas, o que influenciaria diretamente a elevação do preço no mercado interno.

Na localidade de Novo Horizonte, em Cruz Alta, o produtor Evaldo Quaini espera que os cerca de 130 hectares que cultiva possam render mais na próxima safra.

? O ideal seria a saca em torno de R$ 30. Hoje, qualquer tropeço pode comprometer a lucratividade ? alega.

Sair da versão mobile