Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estado e Conab articulam entrega de 910 mil litros de suco de laranja em Sergipe

Revitalização do PPA-Leite suspendeu entrega da bebida, que será substituída por suco de laranja por um período de 13 semanasA gestora adjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, se reuniu nesta quarta, dia 26, com a superintendente regional da Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab) para Bahia e Sergipe, Rose Pondé, para ajustar a logística de distribuição do suco de laranja nos municípios de Sergipe que tiveram a entrega do leite suspensa.

O representante da Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro), Sandro Kruge, também participou da reunião. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai doar ao governo do Estado 910 mil litros de suco de laranja para um período de 13 semanas, em uma média de 14 mil litros/dia. O suco vai ajudar na alimentação das famílias até que o leite volte a ter sua distribuição realizada de modo regular.

? A reunião de hoje é importante para pensarmos em uma logística de distribuição do suco nas cidades beneficiadas. Vamos contar com ajuda dos municípios para que essa entrega aconteça de forma consistente e satisfatória ? destacou. A secretária adjunta salientou ainda que os prefeitos assinarão um termo de adesão para o recebimento do suco laranja, no qual deverão comprovar que os municípios possuem uma infraestrutura adequada para armazenar e distribuir os sucos à população.

A superintendente da Conab sinalizou a intenção da companhia em prolongar o período de doação do suco.

? Temos a intenção de aumentar o prazo e a quantidade de doação. Pensamos até em realizar a entrega do suco concomitantemente com a distribuição do leite. A Conab estipula que cada família deve receber 30 litros de leite por mês, sendo, no máximo, dois litros por dia, considerando a média da família brasileira, que é de cinco pessoas ? disse Rose Pondé.

Reformulação do Leite

O Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (PAA-Leite), desenvolvido pelo Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), passa atualmente por um processo de reformulação. O governo do Estado lançará um edital para o credenciamento de pequenos e médios laticínios, que atenderão ao programa. Para que o programa seja completamente reformulado, será preciso suspender o fornecimento do leite a partir do dia 1° de novembro.

Além do edital, o novo formato do programa inclui o recadastramento dos beneficiários em extrema pobreza, que têm renda per capita de até R$ 70, implantação do sistema informatizado para o monitoramento do programa, e a assinatura do novo termo de adesão das prefeituras ao PAA-Leite, de acordo com os critérios pactuados.

A reformulação engloba ainda a busca ativa, assim como capacitação e assistência técnica realizadas pela Emdagro para o pequeno produtor; a criação de uma ouvidoria específica do programa do Leite; e o recadastramento e cadastramento de novos pequenos produtores de leite que se enquadrem nos critérios estabelecidos, como pertencer ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e produzir até 150 litros de leite por dia, podendo vender até 100 litros ao programa.

Sair da versão mobile