Segundo o secretário, a entrega dos insumos dependerá de levantamento das perdas em cada município pelos escritórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
– Os agricultores deverão procurar os nossos escritórios municipais da Epagri para obter maiores informações e oficializar o pedido de sementes ou calcário. As perdas só não foram maiores, porque nós tivemos a felicidade do alerta feito pelo Governo do Estado sobre a onda de frio e muitos agricultores se preveniram da melhor forma possível – observa.
Rodrigues ressalta que a preocupação maior é com as hortas e os viveiros de mudas, pois as culturas de inverno são mais resistentes às quedas de temperatura. Enquanto o frio persistir, o conselho para os agricultores é que seja realizada a cobertura e irrigação das hortas e que os animais sejam colocados em locais mais protegidos para que não sofram com as baixas temperaturas.
Na Secretaria da Agricultura e da Pesca, há kits com sementes de hortaliças com caixas contendo 100 pacotes de sementes com nove variedades: alface, cenoura, pepino, rabanete, beterraba, feijão-de-vagem, almeirão, rúcula e salsa.