Ao comentar as críticas sobre a distribuição do medicamento Tamiflu, Temporão afirmou que a recomendação de evitar o uso indiscriminado do remédio será mantida. Segundo ele, algumas pessoas vêm defendendo a “banalização” do uso do medicamento.
? É uma medida perigosa ? disse, ao acrescentar que casos de resistência do vírus H1N1 ao Tamiflu já ocorreram em países como o Canadá e a China.
Sobre a indisponibilidade do remédio nas farmácias, ele garantiu que a decisão foi tomada pelo ministério em parceria com o laboratório produtor e que a medida é uma das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
? No Brasil, infelizmente, a automedicação é rotina. O cenário cultural cria problemas.
De acordo com o Ministério da Saúde, 178 países já foram afetados pela gripe suína, com um total de 162.380 casos confirmados. Mas o número, de acordo com Temporão, é “subestimável”, uma vez que muitos países ? incluindo o Brasil ? passaram a contar apenas os casos mais graves da doença.
? Ainda temos pouca informação para prognósticos robustos (sobre a proliferação da doença). Muitas perguntas ainda não têm respostas ? ressaltou.