Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estados Unidos devem reconhecer a cachaça como bebida tipicamente brasileira

País pode se destacar como o maior importador do produto até final de 2010O reconhecimento da cachaça como bebida tipicamente brasileira pelos Estados Unidos deve ocorrer no primeiro semestre de 2010. A declaração é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos Ribeiro, que conduziu os trabalhos da 19ª reunião ordinária do setor, nesta quinta, dia 10, em Brasília.

Segundo Ribeiro, os Estados Unidos também devem se destacar como o maior importador da cachaça brasileira até final de 2010.

? Hoje, o nosso maior comprador é a Alemanha, mas a tendência é que os norte-americanos alcancem a primeira posição ? explicou.

Na reunião, também foi debatida a necessidade de alteração da Instrução Normativa N° 13, que trata dos padrões de identidade e qualidade da cachaça. Entre os temas destacados estão revisões relacionadas ao envelhecimento do produto, à presença de contaminantes na bebida e à consistência da cor dos produtos. O grupo temático responsável por essa área tem até a próxima reunião da Câmara, dia 2 de dezembro, para apresentar documento de consenso entre os membros.

O setor produtivo da cachaça encaminhará à Assessoria de Comunicação Social do Mapa, até o dia 15 de novembro, sugestão de campanha publicitária para o setor. No documento será apresentada a importância do produto na agricultura brasileira, o período ideal para veiculação, público-alvo e os principais estados que deverão ser contemplados.

A produção nacional da cachaça é de 1,2 bilhão de litros e existem cerca de 30 mil produtores envolvidos no setor.

Sair da versão mobile