Segundo Ribeiro, os Estados Unidos também devem se destacar como o maior importador da cachaça brasileira até final de 2010.
? Hoje, o nosso maior comprador é a Alemanha, mas a tendência é que os norte-americanos alcancem a primeira posição ? explicou.
Na reunião, também foi debatida a necessidade de alteração da Instrução Normativa N° 13, que trata dos padrões de identidade e qualidade da cachaça. Entre os temas destacados estão revisões relacionadas ao envelhecimento do produto, à presença de contaminantes na bebida e à consistência da cor dos produtos. O grupo temático responsável por essa área tem até a próxima reunião da Câmara, dia 2 de dezembro, para apresentar documento de consenso entre os membros.
O setor produtivo da cachaça encaminhará à Assessoria de Comunicação Social do Mapa, até o dia 15 de novembro, sugestão de campanha publicitária para o setor. No documento será apresentada a importância do produto na agricultura brasileira, o período ideal para veiculação, público-alvo e os principais estados que deverão ser contemplados.
A produção nacional da cachaça é de 1,2 bilhão de litros e existem cerca de 30 mil produtores envolvidos no setor.