O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou que o novo governo federal está empenhado em investir na produção sustentável. A afirmação nesse sentido foi feita neste sábado (21), durante a 15ª edição do Fórum Global para Alimentação e Agricultura, que ocorre em Berlim (Alemanha).
+ Brasil vai crescer sem desmatamento, diz ministro
Ao discursar no evento internacional, o político brasileiro reforçou que o país vai mirar, cada vez mais, na produção de baixa emissão de carbono. Além disso, reforçou a intenção de aumentar a atividade agropecuária em terras que, segundo ele, apresentam produtividade abaixo do esperado — e assim evitar abrir novas fronteiras.
“No Brasil, existem cerca de 40 milhões de hectares de pastagens com produtividade muito baixa” — Carlos Fávaro
“Estamos comprometidos com a intensificação sustentável, a partir da agricultura de baixa emissão de carbono”, disse Fávaro. “No Brasil, existem cerca de 40 milhões de hectares de pastagens com produtividade muito baixa, que possuem aptidão para agricultura e devem ser restauradas, viabilizando o aumento da produção sem necessidade de conversão de novas áreas”, prosseguiu o titular do Mapa.
Na Conferência de Ministros da Agricultura, durante o 15 Fórum Global para Alimentos e Agricultura, na Alemanha, destaquei o comprometimento do @Mapa_Brasil e @govbr na intensificação sustentável a partir da agricultura de baixo carbono pic.twitter.com/Un3jEZoOQH
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) January 21, 2023
Carlos Fávaro quer parcerias internacionais
Durante o evento realizado na capital alemã, o ministro da Agricultura valorizou a existência do Código Florestal brasileiro. Ainda no âmbito ambiental, ele chamou a atenção para a necessidade de se investir em alternativas em prol da produção sustentável, em especial na Amazônia. Para o ministro, isso poderá ser facilitado a partir de parcerias com órgãos estrangeiros.
“São necessárias iniciativas inclusivas, que busquem fortalecer a produção sustentável de forma equilibrada” — Carlos Fávaro
“Contamos com o apoio e cooperação da comunidade internacional”, enfatizou Carlos Fávaro. “Ao contrário de medidas restritivas ao comércio, que vêm sendo implementadas por alguns países, são necessárias iniciativas inclusivas, que busquem fortalecer a produção sustentável de forma equilibrada entre seus aspectos social, econômico e ambiental.”
Sistema para garantir a segurança alimentar
Na Alemanha, Carlos Fávaro também defendeu a implementação de um sistema internacional para o comércio agrícola. Conforme sugeriu, tal mecanismo contaria com regras previsíveis para garantir a segurança alimentar em todo o mundo, além de propor ações em favor do crescimento econômico inclusivo.
Neste sábado, Fávaro participou, ainda, de mais duas atividades. Esteve na reunião com outros ministros da Agricultura para falar sobre sistemas alimentares resilientes ao clima. E, por fim, teve encontro bilateral com o ministro da Agricultura e Soberania Alimentar da França, Mar Fesneau.
O evento realizado em Berlim nesta semana marca a primeira viagem internacional de Fávaro como ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.