? Já temos um prejuízo de 25 sacas de produção por hectare, que é o custo de sementes, da necessidade de adicionar mais adubo, defensivos, e até mesmo combustível ? afirma.
Ainda não há estimativa do tamanho da área que terá que ser replantada pelos produtores em Mato Grosso. Os últimos números divulgados pelo Imea mostram uma evolução do ritmo da semeadura na última semana. Até agora foram cultivados 31% da área total prevista para este ano, espaço bem maior do que o que havia sido plantado até o dia 21 de outubro, que equivalia a apenas 16% da área que deve ser ocupada com soja no Estado. Entretanto, o volume ainda é 20 pontos percentuais menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, o que indica que os agricultores terão que correr muito se quiserem concluir o plantio na época planejada.
Estiagem prolongada dificulta o plantio de soja no Mato Grosso
Produtores rurais terão de replantar áreas cultivadas na secaO retorno das chuvas em algumas regiões de Mato Grosso acelerou o ritmo do plantio das lavouras de soja. Mesmo assim, alguns produtores não conseguiram escapar dos reflexos da estiagem prolongada e vão ter que replantar áreas cultivadas na seca. No campo, algumas lavouras de soja já apresentam bom desenvolvimento. Mas em praticamente todas as regiões produtoras de Mato Grosso o que não faltam são exemplos de agricultores que tiveram que rever os planos por conta da estiagem prolongada. Em uma fa