Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estiagem provoca queda nas exportações de soja no Sul do país

Porto de Rio Grande deve movimentar três milhões de toneladas do grão em 2012, metade da quantidade exportada no ano anteriorA quebra de safra provocada pela seca derrubará as exportações de soja no Sul do país. Mesmo com o preço do grão em alta, o Porto de Rio Grande (RS) deve enviar para o exterior três milhões de toneladas da oleaginosa, queda de 50% na comparação com a safra anterior.

Para reverter o quadro, o Porto vai apostar no escoamento de outros grãos. As cargas de arroz destinadas a outros países devem dobrar.

— Nós estamos buscando outras cargas. Mesmo que elas não tenham um volume tão grande, elas têm um preço, um custo agregado que deixa um bom rendimento para o Porto. Então, é buscar também cargas que precisam do porto, como o arroz — afirma Dirceu Lopes, superintendente do Porto de Rio Grande.

A expectativa no Porto de Rio Grande é manter em 2012 a mesma média de 30 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, mas o valor das mercadorias deve subir. No primeiro trimestre, o valor movimentado superou em 14% o mesmo período de 2011 e a soja teve papel importante nos números.

Segundo o analista de mercado Farias Toigo, pode faltar soja para atender a demanda mundial até a entrada da safra norte-americana. Com isso, a saca de 60 quilos pode atingir valores que superam o recorde de 2008, de US$ 16 por bushel.

— Há uma briga lá muito forte pela área plantada de milho e soja, que ainda não ficou totalmente definida. A gente vai ter esta posição oficial em 30 de junho. Havendo algum problema climático na soja, isso realmente vai ser uma bombinha no mercado. A gente não sabe a proporção que poderá ter — diz Toigo.

Sair da versão mobile