De acordo com o analista Dahlman Rose, a elevação dos preços das matérias-primas prejudicou o lucro da empresa. Ele considerou esta uma má notícia já que a ação da companhia será acrescentada ao índice S&P-500 da Bolsa de Nova York após o fechamento da sessão desta sexta. As despesas aumentaram especialmente no segmento de fosfato, disse o analista.
? A companhia experimentou aumento de custos da amônia e do ácido sulfúrico.
A companhia, no entanto, disse por meio de nota que as perspectivas para a indústria de fertilizantes continuam sólidas, embora sua estimativa de lucro por ação tenha ficado abaixo do esperado. Essa expectativa se baseia na apertada oferta de grãos e oleaginosas, no alto patamar das commodities agrícolas e no aumento da renda dos produtores.
Fundada em 2004 após a venda da divisão de fertilizantes da Cargill e da IMC Global, a Mosaic estimou margem de 27,5% no primeiro trimestre fiscal, ante 23,1% no mesmo período anterior, graças ao aumento dos preços do fosfato e do potássio.
Os resultados preliminares foram divulgados um dia depois de a empresa informar que vai abrir uma oferta de 18 milhões de ações ordinárias para atender o critério de public float para sua inclusão no S&P-500. A companhia deve divulgar o balanço definitivo do primeiro trimestre nesta quarta, dia 28.