Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estimativa de safra de soja cai em 1,6 mi de toneladas, diz IBGE

Instituto revisa projeção da colheita da leguminosa por conta da falta de chuvas em parte do Cerrado nordestino. Ainda assim, previsão ainda é de safra recorde

Fonte: Divulgação / Pixabay

A falta de chuvas em parte do Cerrado da região Nordeste reduziu em 1,6 milhão de toneladas a estimativa para a safra nacional de soja em 2016. A produção anual do grão será de 100,191 milhões de toneladas, 1,6% menor do que o estimado em fevereiro, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, dia 7.

“Mas mesmo assim é safra recorde da soja. Todas as regiões plantaram mais”, lembrou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

A safra de soja deve ser 3,2% maior que a de 2015. Os estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul – três principais produtores de soja do país – esperam produção recorde de soja para o ano.

A opção pela soja reduziu a estimativa para o milho de primeira safra, cuja produção está estimada em 27,8 milhões de toneladas, uma retração de 2,2% em relação à expectativa de fevereiro. Houve revisão na estimativa do rendimento médio nacional em 1,6%.

“A produção de milho primeira safra cai porque, além de problemas pontuais de estiagem, a área é menor. O produtor preferiu plantar a soja do que o milho. Mas o milho de segunda safra aumenta, porque regiões que tiveram problemas de estiagem com a soja agora plantaram milho de segunda”, apontou Andreazzi.

A segunda safra de milho teve totalizar 56 milhões de toneladas, elevação de 3,2% em relação à estimativa anterior. Tanto a estimativa de área plantada (2,6%) quanto o rendimento médio (0,6%) cresceram.

Como consequência, a produção nacional de milho foi reavaliada positivamente em março. A elevação de 1,4% da área colhida levou a um crescimento também de 1,4% na produção. O país deve colher 83,8 milhões de toneladas de milho no ano.

Sair da versão mobile