Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estimulado pela alta no preço, produtor acelera venda antecipada da soja no Rio Grande do Sul

Representantes do setor estimam que já foram comercializados entre 25% e 35% da produção da próxima safra 2012/2013Estimulados pela alta no preço da soja, produtores do Rio Grande do Sul aumentam a venda antecipada da oleaginosa. Segundo estimativa da Associação dos Produtores de Soja do Estado, entre 25% e 35% da próxima safra 2012/2013 já está comercializada, ante 7% no mesmo período de 2011. Para o vice-presidente da entidade, Laercio Pilau, mais de 70% das vendas antecipadas correspondem ao chamado troca-troca.

– Esse modelo se consolidou há cerca de três anos e está em uma crescente. O produtor sofre com a seca, não consegue pagar dívidas e é excluído do crédito. Daí precisa recorrer ao financiamento junto a cooperativas – pontua.

Segundo o analista de mercado Farias Toigo, o índice de venda antecipada já chega a 35%. As cooperativas recomendam que não se comprometa mais do que 40% da produção.

– Com esse percentual, o produtor tem margem de segurança em caso de perda. Se a safra for boa, terá soja para vender depois. É o lucro dele, já que os custos são pagos com a venda antecipada – diz o gerente da área de grãos da Cotribá, Jaime Tauchert, que já comprou cerca de 140 mil toneladas de soja das 350 mil toneladas que costuma movimentar por safra.

>>> Confira o site Cotação

>>> Leia conteúdo original em Zero Hora

Sair da versão mobile