Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estoques finais de soja são os menores dos últimos dois anos

De acordo com a Scot Consultoria, menor produtividade resultou em oferta 11,5% menorA pressão em função da menor oferta e estoques apertados segue rondando o mercado de soja. Os estoques finais para a temporada 2011/2012 estão estimados em 1,14 milhão de toneladas, o menor dos últimos dois anos.

No relatório de maio, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou uma produção de 66,68 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2011/2012. A menor produtividade resultou em uma oferta 11,5% menor na comparação com a temporada anterior.

As exportações aquecidas também dão sustentação aos preços. No acumulado de janeiro a abril de 2012, o Brasil exportou 11,24 milhões de toneladas de soja, 36,2%, ou aproximadamente 3 milhões de toneladas, a mais que o embarcado em igual período do ano passado.

Em Paranaguá, no Paraná, o preço da saca de soja (60 quilos) subiu 32,3% desde o começo do ano. Os negócios ocorrem ao redor de R$ 62,00 por saca. Em relação ao mesmo período de 2011, o agricultor está recebendo 35,1% a mais por saca de soja. Na última semana, porém, praticamente não houve negociações para entrega imediata no porto.

De acordo com o Centro de Pesquisas Avançadas em Economia Aplicada (Cepea), no entanto, nos últimos dias, os preços da soja em grão caíram no país. Tudo indica que o segundo semestre será de baixa liquidez no mercado interno, com agentes focando apenas contratos a termo referentes ao produto da safra 2012/2013.

Sair da versão mobile