Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estoques norte-americanos podem terminar comercialização de safra 2013/2014 quase zerados

Mesmo com cancelamentos de compra da China, oferta de grãos é muito restrita nos Estados UnidosO mercado de grãos está, cada vez mais, separando as negociações das safras 2013/2014 e 2014/2015. O analista de mercado Flávio França Júnior falou ao Mercado&Cia desta segunda, dia 28, que o pregão começou a semana muito conservador e manteve as expectativas do mercado para soja. O grão está com cotações sustentadas fortemente para os contratos mais próximos porque os estoques norte-americanos estão muito apertados.

O relatório de embarque semanal, divulgado também nesta segunda, 28, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou 254 mil toneladas embarcadas na última semana pelos Estados Unidos. Com isso, já se somam 41,3 milhões de toneladas de soja exportadas. São 8 milhões de toneladas a mais do no mesmo período do ano passado.

A previsão americana era embarcar 43 milhões de toneladas nesta safra. Para isso, só restam 1,7 milhões de toneladas. Segundo França Júnior, esse número deve ser facilmente atingido.
 
O analista aposta que o mercado não pode cair muito daqui até setembro, já que isso pressionaria ainda mais a oferta, pelo crescimento da demanda.

– Até agosto, pelo menos, devemos ter um mercado muito estável – acredita.

Sobre os cancelamentos de compra da China, o analista destaca que esta é a única variável que poderia, neste momento, mexer com os preços do mercado. Ao mesmo tempo, lembra que possíveis cancelamentos são naturais e devem ocorrer, mas não afetarão valores.

– Cotações estão muito sólidas, muito firmes – diz.

O comprometimento da safra americana chega a 44,6 milhões de toneladas. Caso não hajam cancelamentos, os Estado Unidos finalizariam a safra com estoques próximos de zero.

Veja a entrevista:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile