? Considerando que o Brasil exportou, no primeiro semestre de 2009, cerca de 10 milhões de toneladas de açúcar. E, embora as exportações de etanol tenham apresentado uma queda de 26,5% no mesmo período, a demanda interna por etanol continua em franco crescimento ? avalia Arnaldo Corrêa, gestor de riscos da Archer Consulting.
Isso porque, segundo ele, o mercado começa a trabalhar com uma expansão na venda de veículos na ordem de 6,4% em relação ao ano passado.
? E assim, mesmo que haja uma redução dos atuais 25% de mistura de álcool na gasolina para 15% e que somente 50% dos consumidores de carro flex optem por abastecer o carro com etanol, a necessidade de expansão é acima de 6% ? confirma Arnaldo.
No caso do açúcar, a demanda da Índia que continuará a crescer, somado ao aumento do consumo interno, deixará o estoque de passagem (produto excedente durante a entressafra) bem curto, com menos de um milhão de toneladas.
Segundo a Archer, os números ainda indicam que o setor sucroalcooleiro precisará expandir 10,07% ao ano até a safra de 2012/2013, para atender as demandas interna e externa de etanol e açúcar.
? Por isso, serão necessários novos investimentos no setor, que, pelas estimativas, deverão corresponder a cerca de 21 bilhões de dólares para esse mesmo período, até 2012/2013 ? comenta Arnaldo.