Estudantes do Distrito Federal aprendem na prática como cuidar de uma horta

Programa Agricultura Urbana da Emater, estimula o contato com a natureza e a boa alimentaçãoA Emater-DF realiza um trabalho nas escolas públicas do Distrito Federal, com a intenção de disponibilizar alimentos nutritivos e de qualidade, tornando as refeições mais completas. O programa "Agricultura Urbana" tem mudado a vida de muitas pessoas — tanto alunos de escolas quanto das comunidades que possuem hortas comunitárias.

Os estudantes de escolas de período integral de Sobradinho (DF) já conhecem bem essa prática. Eles aprendem a importância de cuidar do que a terra produz, além de regar, molhar, adubar, e colher na hora certa. As escolas têm utilizado as hortas como ferramenta pedagógica, mostrando como é divertido aprender matemática, ciências e português. As crianças conhecem ainda o potencial nutritivo destes alimentos, que vão direto para a cantina para dar mais cor à merenda.

A diretora de uma escola, que tem 400 alunos, Sinthya Aguiar, destaca que para estimular o consumo de verduras e legumes entre os alunos, eles receberam a responsabilidade de cuidar de uma horta. O projeto foi idealizado pela diretora e tem o objetivo de mudar os hábitos alimentares das crianças.

– Muitas delas não conheciam os alimentos, como cenoura, rabanete, beterraba, alimentos que são comuns. A gente pensou em aproveitar o espaço que nós tínhamos. Dividimos esse espaço, e cada professora ficou responsável e construir com as crianças um canteiro – diz ela.

A horta, que foi criada no início do ano, já é sucesso entre as crianças. A rotina de trabalho dos pequenos agricultores é diária. Além de ter contato com a natureza, eles aprendem também técnicas de cultivo.

A diretora explica que tudo o que é produzido pelos alunos, é servido na merenda.

– As crianças criaram uma proximidade com o alimento, elas gostam de plantar e mexer com a terra. A gente espera que saiam vários agricultores daqui, pois o nosso país precisa cultivar alimentos de qualidade – destaca Sinthya.

Clique aqui para ver o vídeo