Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudantes do Rio Grande do Sul fabricam biodiesel na escola

Produto foi desenvolvido a partir de óleo de cozinhaEstudantes do Colégio Militar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, descobriram uma forma de transformar óleo de cozinha em biodiesel. O que era uma idéia de três alunos do Ensino Médio e da professora Maria Inês Melecchi virou um projeto apoiado pela Universidade Federal do Estado (UFRGS) e certificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2008.

A partir de testes com óleo residual da cozinha da escola, os adolescentes João Augusto Aguiar, Amanda Mello Hüther e Fernanda Luiza Buta começaram a fabricar combustível de diesel. No início, tiveram inclusive que driblar a falta de equipamentos para a produção: garrafões de vinho foram adaptados para servirem como decantadores e meias-calças se transformaram em filtros.

Eles contam que antes de obterem sucesso, tentaram chegar ao biocumbustível com outras matérias- primas, como o etanol. Mas foi com o óleo de cozinha que tiveram o melhor resultado.

? Hoje estamos produzindo 16 litros de biodiesel por semana. A idéia é aumentar a produção para chegarmos à auto-suficiência no abastecimento das viaturas da escola ? estima Fernanda.

O projeto do Colégio Militar esteve exposto no estande Caminhos da Integração, da Emater, no parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2008. No espaço, os produtores rurais puderam aprender a produzir biodiesel para abastecer os tanques de seus tratores e colheitadeiras.

Sair da versão mobile