Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudo afirma que uso sustentável da floresta pode reduzir mudança climática

Diretor da FAO busca equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais da florestaGovernos, produtores e representantes de ONGs na Semana Florestal Européia, que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, afirmaram nesta quarta, dia 22, que a exploração econômica das florestas do continente é compatível com a luta contra a mudança climática.

O diretor da Divisão de Indústria e Produtos Florestais da FAO, Wulf Killmann, explicou que a maior parte dos 450 participantes do encontro concorda com a possibilidade de encontrar “um equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais da floresta”.

Killman afirmou que este é um dos temas centrais da reunião, promovida pela primeira vez de forma conjunta pela Comissão Européia (CE), a FAO, a Conferência Ministerial para Proteção de Florestas na Europa e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.

? Nós (pela FAO) também o vemos como um dos meios para reduzir os efeitos da mudança climática. Todos os anos, perdemos 13 milhões de hectares da floresta no mundo, segundo o Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), o que contribui em 17,3% para a emissão de gases do efeito estufa ? afirmou o analista.

Segundo ele, este percentual de dióxido de carbono é muito similar ao que representa o total do setor de transporte. Por isso, seria “muito importante reduzir essas emissões e esse desmatamento” na luta contra a mudança climática.

Para o representante da FAO, a luta contra o aquecimento global “passa pela utilização da terra para obter produtos agrícolas, uma tarefa na qual a floresta tem um grande potencial, assim como pelo conceito de manejo sustentável” dos recursos florestais.

Neste sentido, o diretor da FAO destaca a necessidade de potencializar a indústria florestal sustentável e de explorar a maior superfície possível, já que na Europa ? onde a situação da floresta “está melhorando” ? apenas dois terços da área verde total são aproveitadas adequadamente.

Um dos motivos pelos quais não se chega a uma boa mobilização dos recursos florestais é que muitas pequenas extensões de área verde pertencem a pequenos proprietários que não podem ou não querem aproveitar toda sua potencialidade ambiental.

? As florestas contribuem para a situação ambiental dos países de diversas formas. Protegem a água, os solos e têm um papel na redução dos efeitos da mudança climática. Quando crescem, as árvores absorvem carbono da atmosfera armazenada no tronco, nas folhas e nas raízes ? explica Killmann, que também é membro do grupo interdepartamental de Mudança Climática da FAO.

Killmann completa dizendo que até quando se transforma a matéria-prima das florestas em móveis ou portas, “o carbono fica nele”. E se o processo de utilização é sustentável, “replanta-se parte da matéria explorada e se absorve novamente carvão”.

Sair da versão mobile