Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudo aponta produtividade da soja em 13 municípios de Mato Grosso do Sul

Região norte do Estado apresentou os melhores índices na safra 2011/2012A região norte de Mato Grosso do Sul obteve, na safra 2011/2012, os melhores índices de produtividade de soja em relação à média em todo o Estado, que foi de 42,6 sacas por hectare. Os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul e São Gabriel, que somados contam com uma área plantada de 235,755 mil hectares, o que representa 13% da área cultivada no Estado, alcançaram um patamar superior a 51 sacas por hectare. Os resultados foram apresentados em um estudo feito pela Federação de Agricultura e Pec

— As chuvas foram mais regulares ao longo do ciclo produtivo nessa região, ao contrário do cenário que vivemos no sul, onde a estiagem foi de 30 a 45 dias e influenciou diretamente na floração e enchimento dos grãos, prejudicando seu crescimento e reduzindo o potencial produtivo das lavouras — analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul. A produção total de soja no Estado foi de  4,6 milhões de toneladas, com 2,5 mil kg por hectare, com uma área total de 1,8 milhão de hectares.

O estudo foi realizado em 13 municípios que representam 74% da área plantada da soja no Estado, com 1,3 milhões de hectares. Maracaju continua na liderança do plantio, com 210,5 mil hectares. O município com pior índice de produtividade foi Aral Moreira, no sul do Estado, com uma média estimada de 31,8 sacas por hectare.

Para o estudo, a Famasul e Aprosoja MS fizeram o levantamento das lavouras, coletando amostras aleatoriamente, nas principais regiões produtoras do Estado. Em cada município avaliado, foram feitas análises, em no mínimo seis pontos distintos, totalizando 90 pontos.

Sair da versão mobile