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Estudo detalha mercado de recursos provenientes da Amazônia

Babaçu, açaí, andiroba, castanha, unha-de-gato e copaíba são matérias-primas destinadas a empresas produtoras de alimentos e cosméticosPesquisa realizada no mercado de babaçu, açaí, andiroba, castanha-do-Brasil, unha-de-gato e copaíba, provenientes da Região Amazônica, mostrou que essas matérias-primas são destinadas principalmente a empresas produtoras de alimentos, cosméticos e higiene e limpeza. Além disso, a maior parte do mercado é composta de empresas de pequeno e médio porte localizadas no Sul e no Sudeste do País.

Os dados, ainda preliminares, fazem parte de pesquisa realizada pelo Projeto Estruturante de Manejo Florestal Não Madeireiro da Amazônia. As informações foram apresentadas nesta semana durante o Seminário sobre Plantas Medicinais e Aromáticas, realizado pelo Sebrae na sede da Fundação Getúlio Vargas em Brasília.

A gestora local do projeto em Manaus (AM), Wanderléia dos Santos, apresentou o estudo ao lado do coordenador nacional, Daniel Queiroga. A pesquisa foi realizada com a indústria e contou com amostras de todo o País. O levantamento aponta que a matéria-prima, além de ser considerada de qualidade, apresenta selo para atestar essa característica.

A maior parte das empresas (67,9%) adquire a matéria-prima já processada, em forma de óleo ou extrato. Somente 15,5% recebem o material da forma como foi extraído da planta (in natura).

? Isso mostra que a figura do intermediário está presente nessa cadeia e que ele conhece o mercado e atende as suas necessidades. A idéia não é eliminar esse intermediário, mas melhorar a sua relação com os produtores ? destacou Wanderléia.

Essa aproximação é necessária porque a pesquisa constatou que o intermediário adquire a maior parte da matéria-prima (58,2%) de um distribuidor. Somente 20% do material é adquirido diretamente do produtor que vive na floresta.

O destino dos produtos com essas matérias-primas é o mercado interno. Somente 7% é exportado. Além disso, os dados mostram que uma vez adotada a matéria-prima natural, as empresas não desejam substituí-la pela sintética. Apenas 6% das empresas afirmaram usar a sintética quando a natural não está disponível.

Um dos entraves encontrados no manejo da matéria-prima pelo produtor é o acesso legal e regular aos recursos naturais, o que dificulta a estruturação de cadeias formais de base florestal. Mas, Wanderléia apontou que já existem ações governamentais que sinalizam a preocupação em criar espaços legítimos para a atividade extrativa na Amazônia, nos quais o estoque natural de produtos florestais pode ser acessado.

? Nosso desafio é fazer com que as associações de produtores sejam gestoras de seus negócios e parceiras de empresas no processo de oferecer produtos da floresta com qualidade ? destaca Wanderléia.

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