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Estudo divulgado pela CNA mostra que escolas rurais são esquecidas pelo restante do Brasil

Pesquisa detalha precariedades do ensino básico no interior do país, que condena alunos das áreas rurais à falta de perspectivas de futuroEscolas esquecidas, abandonadas pelo poder público, sem computadores e telefones, até mesmo sem biblioteca ou mesmo uma simples sala de leitura, em ambientes que condenam os alunos à desesperança e imobilidade social. Esse é o cenário identificado pelo Estudo Nacional das Escolas Rurais, trabalho inédito contratado pelo Sistema CNA/SENAR e realizado pelo Ibope, Instituto Paulo Montenegro e Instituto CNA, para mapear a situação das unidades de ensino fundamental do interior do Brasil, que revela

? Temos um cenário de pobreza e esquecimento, que consolida uma forte inércia, sem perspectiva de futuro ou de desenvolvimento para quem estuda no campo ? disse a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, ao divulgar a íntegra do estudo, nesta quinta, dia 20.

A pesquisa foi realizada em escolas multisseriadas de 10 Estados brasileiros: BA, DF, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, e TO. Em cada uma das cinco regiões do Brasil foram escolhidos dois Estados, aquele com o melhor resultado no IDEB e o que tem o pior resultado. Os dados obtidos são preocupantes. Cerca de 70% das escolas rurais não têm biblioteca e somente 32% têm banheiros adequados. Em 76% das escolas, o antiquado mimeógrafo está presente e é um importante instrumento de apoio ao ensino. Em contrapartida, 66% das escolas não têm computador; 74% não têm máquina fotocopiadora, 56% não têm televisão, videocassete ou aparelho de DVD.

Além disso, o emprego nas escolas garante, para 66% dos professores, no máximo, dois salários mínimos mensais. Em 50% das escolas não há diretor presente e, em 48% dos casos, não há coordenador, supervisor ou orientador pedagógico.

Durante a pesquisa, foi aplicada a Prova Brasil em 50 Escolas. A média das notas ficou 10 pontos abaixo da média nacional em Língua Portuguesa e 34 pontos a menos em Matemática. Quanto mais pobre a família, pior é o resultado desta avaliação. Em alunos da classe E, por exemplo, o resultado da Prova Brasil foi 50 pontos mais baixo do que a média nacional.

O estudo envolveu escolas com classes multisseriadas, ou seja, com crianças de idades diferentes e que estão em séries diferentes. A pesquisa identificou que muitas vezes, o professor é obrigado a desempenhar múltiplas tarefas: além de ensinar, tem que limpar a sala e preparar a merenda. Na área rural, há quase seis milhões de alunos matriculados no ensino básico regular e aproximadamente 53 mil escolas, mas quase 50% delas têm só uma sala de aula. Em todo o Brasil, há 107 mil escolas e cerca de 53 milhões de alunos no ensino básico, somando as áreas urbana e rural.

? O Estudo Nacional das Escolas Rurais coloca o Brasil frente a uma agenda urgente, que é a obrigação de dar atenção ao ensino oferecido no campo ? alerta a senadora Kátia Abreu.

De acordo com Kátia, o sistema CNA/SENAR já começou a fazer a sua parte. Foram apresentados também nesta quinta os primeiros resultados do projeto “Escola Viva ? Farol da Cidade e da Família” e lançado o projeto “Senar Rondon”. Ambas propostas têm por objetivo elevar os padrões das escolas oferecidas às crianças que estudam no campo.

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