Cultivada em toda a zona tropical, a mandioca está concentrada na região Nordeste do Brasil. No cenário mundial, o país é o segundo maior produtor da raiz, atrás de Moçambique. Trata-se de uma planta rústica, adaptada às condições de clima e solo da região, que tolera a escassez de água. Somente nos primeiros cinco meses de desenvolvimento, a falta de umidade no solo pode prejudicar o crescimento da espécie.
A banana é natural da zona tropical úmida, normalmente plantada em altitudes não superiores a 1,5 mil metros. Exige temperaturas médias elevadas (entre 18ºC e 35ºC), alta umidade relativa do ar e solo úmido. Para elaborar o zoneamento agrícola da bananeira, os técnicos do Ministério da Agricultura usaram critérios de risco climático baseados na deficiência de água nos municípios.
O abacaxi (Ananás comosus L. Merril), originário do Brasil e economicamente explorado na maioria dos Estados, contribui para a geração de renda e emprego. O abacaxizeiro tem melhor desempenho em regiões que apresentem entre 1 mil e 1,5 mil milímetros de chuva por ano, sendo sensível à escassez de água. A radiação solar influencia o crescimento vegetativo e a qualidade do fruto e o ciclo do cultivo varia de acordo com a região. Este zoneamento agrícola, que pode ser encontrado no site do Ministério, vale para a safra atual (2010/2011).