Etanol: anidro cai 22% e hidratado, 14% frente a 2011

Variação mensal mais acentuada foi de outubro para novembro, de cerca de 8% para os dois etanóisOs preços do etanol oscilaram menos neste ano, mas, sistematicamente, mantêm-se em patamares menores que os de safras anteriores, apontou nesta quinta, dia 27, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A média de abril a novembro dos Indicadores Cepea/Esalq para o mercado paulista indica que o anidro está 22% e o hidratado, 14% abaixo da média do mesmo período do ano passado - em termos reais (deflacionamento pelo IGP-M de novembro de 2012).

No período, o Indicador Cepea/Esalq do anidro foi de R$ 1,251/litro e o do hidratado, de R$ 1,1642/litro, ambos sem impostos, a retirar na usina.

A variação mensal mais acentuada foi de outubro para novembro, de cerca de 8% para os dois etanóis. No varejo, o consumo de gasolina C aumentou 12,9% de abril a outubro comparativamente ao mesmo período de 2011, mas o de hidratado recuou em torno de 13%, segundo dados da ANP.

As vendas para o mercado externo somaram 2,344 bilhões de litros entre abril e novembro, 63% a mais que no mesmo período de 2011, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).