Palestra do conselheiro do Senar-MT Glauber Silveira tratou do impacto do etanol de milho na renda do produtor
Além de estar entre os maiores produtores de soja do Brasil, Tapurah também conquistou o título de maior produtor de melancia de Mato Grosso. Assim sendo, além da fruticultura, a suinocultura e avicultura são duas cadeias produtivas em destaque.
Em pleno desenvolvimento econômico, o município recebeu a Caravana do Projeto Soja Brasil, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e seus parceiros pelo segundo ano seguido.
• MIP é tema de interesse dos produtores de Ipiranga do Norte (MT)
Na noite de quinta, dia 26, o assunto em pauta foi o etanol de milho. A palestra do conselheiro do Senar-MT Glauber Silveira tratou do impacto do etanol de milho na renda do produtor e a do engenheiro de desenvolvimento e especialista de processos da Dedini Indústria de Base Marcílio Gurgel despertou a curiosidade do produtor sobre essa nova oportunidade de negócio.
Para o presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Silvesio de Oliveira, o assunto é importante porque o milho está entre as principais culturas do município.
– A agregação de valor à matéria prima é sempre uma coisa positiva para o agricultor – enfatiza o presidente que aproveita para acrescentar que o milho produzido no município é todo consumido por criadores de aves e suínos.
Já na manhã desta sexta, dia 27, o assunto discutido foi o Manejo Integrado de Pragas (MIP) com o pesquisador da Embrapa Arnold Barbosa de Oliveira e Tecnologia de Aplicação de defensivo com o pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Allisson Augusto Barbieri Mota.
A Caravana Soja Brasil segue agora para Lucas do Rio Verde.
Com informações do Senar-MT.