Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PROJETO PIONEIRO

Etanol de soja? Caramuru inicia comercialização em Sorriso

No processo, a Proteína Concentrada de Soja (SPC) é reaproveitada com alta eficiência energética, minimizando os impactos ambientais

A Caramuru Alimentos, uma das líderes no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola, acaba de anunciar que iniciou a comercialização do etanol hidratado de soja produzido em seu complexo industrial de Sorriso, em Mato Grosso.

A iniciativa da produção do biocombustível etanol, com a matéria-prima soja, é pioneira na indústria global (as experiências atuais são a partir de cana-de-açúcar, milho ou beterraba).

Conforme comunicado da companhia, o etanol é produzido a partir do melaço de soja, resultante do processamento da Proteína Concentrada de Soja (SPC).

Neste processo, todo o potencial dessa matéria-prima é reaproveitado com alta eficiência energética, minimizando os impactos ambientais.

Capacidade de produção de etanol de soja

A unidade industrial de Sorriso tem capacidade anual de 9,5 milhões de litros de etanol hidratado. Destes, 72% serão comercializados no mercado interno brasileiro e 28% consumidos na planta como insumos.

Atualmente, as empresas precisam comprar etanol no mercado e utilizá-lo como solvente para produzirem o concentrado proteico.

Com a produção própria de etanol, as indústrias de SPC conseguem eliminar a necessidade de compra do insumo, explicou a Caramuru.

Projeto pioneiro

Soja - igp-di - copperativas
Foto: Pixabay

Na unidade, a empresa já produz farelo de soja hipro, óleo, lecitina e SPC. Ao processar a soja, serão produzidos simultaneamente energia elétrica (por meio da cogeração), biodiesel e etanol hidratado.

O projeto é tido como pioneiro e inovador e foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

A planta é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir etanol de soja em escala comercial. A ampliação do complexo industrial da Caramuru em Sorriso proporcionará a criação de 60 novos empregos diretos e 200 indiretos.

Sair da versão mobile