Etanol sobe 1,73% no IPC-S de novembro, aponta FGV

Gasolina cai 0,16% no mesmo períodoOs preços médios dos combustíveis apresentaram movimento distinto no encerramento de novembro, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). Segundo a instituição, enquanto o valor médio do etanol fechou o mês passado com um avanço de 1,73%, a gasolina caiu 0,16%.

No caso do etanol, o combustível mostrou importante reversão ante a queda de 1,14% verificada em outubro e apresentou variação positiva mais expressiva que a de 0,70% da terceira quadrissemana de novembro. Quanto à gasolina, a queda apurada no final de novembro foi bem menos significativa que a de 0,61% da terceira leitura do mesmo mês e menos intensa que a de 0,31% observada no fechamento de outubro.

O IPC-S abrange sete capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Em novembro, o indicador de inflação ao consumidor da FGV apresentou taxa de 0,53%, mais do que o dobro da taxa de 0,26% de outubro.