Etanol em veículos pesados amplia redução de emissões de CO2 nos transportes, garante Unica

Entidade participou de conferência sobre o assunto na HolandaAlém de ser um substituto natural para a gasolina em motos e automóveis, reduzindo em até 90% as emissões de dióxido de carbono (CO2), o etanol também representa uma alternativa viável à utilização do diesel e do querosene em caminhões, ônibus e aviões de pequeno porte. Para a assessora sênior para Assuntos Internacionais da presidência da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Géraldine Kutas, que defendeu essa ideia durante a conferência BIOM2E Global Bioenergy Congress, que ocorreu no

Kutas destacou que existem mais de 800 ônibus movidos a etanol na capital da Suécia, Estocolmo, o que equivale a aproximadamente 50% da frota em atividade no transporte público da cidade. A mesma tecnologia também pode ser vista na cidade de São Paulo, que desde fevereiro de 2011 vem utilizando versões mais modernas destes veículos. Já estão em circulação 60 modelos do ônibus a etanol, fabricados no Brasil pela Scania.

Para o gerente da empresa de consultoria E4 TECH, Jeroen Daey Ouwens, de todas as fontes alternativas disponíveis atualmente, a que mais apresenta vantagens ambientais e condições de suprir a demanda é o combustível produzido a partir da cana.

Exemplo brasileiro
Durante sua participação no evento em Amsterdam, a Assessora da Unica citou a experiência brasileira para demonstrar os benefícios ambientais proporcionados pelo avanço do biocombustível no setor de transportes.

– O uso do etanol em carros flex, que chegaram ao país em 2003 e já representam mais de 50% da frota leve, evitou que 160 milhões de toneladas de CO2 fossem despejadas na atmosfera. Isso equivale ao plantio de aproximadamente 1,1 bilhão de árvores em um período de 20 anos – ressaltou Kutas em sua apresentação.