Um campeonato de montaria em touros diferenciado que tem como prioridade os competidores, a Professional Bull Riders chegou ao Brasil em 2005. De origem norte-americana, nasceu em 1992 a partir de uma aposta de um grupo de cowboys.
Paulo Henrique Linhares foi peão de rodeio durante 20 anos. Ele lembra bem das dificuldades que enfrentava para participar das competições. Hoje, trabalha como juiz do PBR Brasil e diz que muita coisa mudou para os cowboys:
? Os peões são muito mais valorizados, a boiada é melhor, o rodeio tem hora para participar.
O campeão mundial de montaria em touros Guilherme Marchi precisou morar no Exterior, para conseguir ganhar a vida como cowboy.
Radicado nos Estados Unidos desde 2004, já conquistou premiações milionárias. Marchi está no Brasil para montar pela primeira vez em cinco anos como convidado especial da etapa Master do PBR em Americana.
? Quando cheguei nesta arena, meu coraçãozinho bateu diferente. Vim para prestigiar a festa e prestigiar os peões que sonham com um campeonato mundial ? disse o cowboy.
A cada edição, a Festa do Peão de Boiadeiro passa por um ajuste na estrutura para receber bem competidores e público.
A chuva que caiu durante a noite dessa quinta, dia 11, encharcou a pista da festa. Por isso, a eliminatória da quinta etapa do Campeonato Nacional de Três Tambores precisou ser adiada por algumas horas. O objetivo é preservar cavalos e competidoras.
Mas para este fim de semana a previsão é de tempo bom e muita emoção na arena.
O Canal Rural transmite ao vivo, neste domingo, dia 14, a partir das 21h, as finais do PBR e do Campeonato Nacional dos Três Tambores, ao vivo, de Americana.