O México foi o maior comprador internacional de carne bovina americana e variedades, durante o mês de janeiro. Mas as vendas caíram 24% em relação a um ano antes. O Canadá ficou em segundo lugar e mostrou um aumento de 21% no consumo se comparado a janeiro de 2009. Os dois mercados combinados responderam por quase 44% do volume total embarcado.
Outros mercados em que as vendas de carne cresceram e compensaram a queda das compras do México foram Oriente Médio, Japão, Taiwan, Rússia e Hong Kong/China, entre outros. O valor de exportação de carne e variedades por cabeça abatida ficou pouco abaixo de US$ 119 e as exportações correspondem a cerca de 10% da produção de carne bovina e variedades, de acordo com a Usmef.
Suínos
No setor de suínos, as exportações de janeiro subiram 8% tanto em volume quanto em valor, em relação a 2009. As vendas para o México, maior consumidor, subiram 12% em volume e 27% em valor. As vendas de carne suína para o Japão, no entanto, caíram 34% em volume e 27% em valor. Segundo a Usmef, o Japão teve um aumento notável de sua produção em 2009. Cerca de 22% da produção de carne suína e variedades dos Estados Unidos foi exportada em 2009, no valor de US$ 37,37 por cabeça abatida, segundo a Usmef. As informações são da Dow Jones.