Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EUA prevê maior impacto do clima na produção nos próximos 25 anos

Redução de produtividade e proliferação de ervas daninhas estão entre os problemas previstos em relatórioO clima, que já provocou oscilações nos mercados de milho, trigo e bovinos nos últimos anos, deve comprometer cada vez mais a agricultura norte-americana. A informação é do governo dos Estados Unidos, que divulgou um relatório sobre mudanças climáticas, nesta semana.

• Fórum Iniciativas pelo Brasil debate perspectivas para o mercado de soja

De acordo com o documento, o impacto do clima na produção agrícola dos Estados Unidos aumentou nos últimos 40 anos e tende a piorar nos próximos 25. Isso significa que os produtores devem enfrentar problemas de produtividade menor e proliferação de ervas daninhas.

Apesar de avanços tecnológicos, para elevar o rendimento das lavouras e a renda do produtor, a agricultura norte-americana enfrenta desafios sem precedentes, alertou o governo no relatório.

Milho pode ter alta produtividade

Um levantamento feito pela consultoria FC Stone, no entanto, apontou que a ocorrência do fenômeno El Niño pode aumentar os rendimentos médios da safra de milho nas lavouras norte-americanas. No Hemisfério Norte, o fenômeno climático favorece temperaturas mais amenas e ocorrência de chuvas no período de desenvolvimento da safra de milho nos Estados Unidos.

Segundo a analista de mercado, Natalia Orlovicin, o El Niño pode significar aumento de rendimento para o milho americano.

– Nos últimos 10 anos, que teve produtividade de milho acima de 10 toneladas por hectare, houve ocorrência de El Niño, e isso pode ser bom para a safra deles, com perspectiva de estoques maiores para a próxima safra. Isso afeta mais as cotações no futuro.

O gráfico abaixo destaca a produtividade alcançada nas safras de 2004 e 2009, períodos em que a produtividade ficou acima das médias.

Fonte: USDA / Elaboração: INTL FCStone

Diante disso, há chances da produção de milho superar a do ano passado, mantendo os estoques dos Estados Unidos em situação confortável, acima de 1 bilhão de bushells, aponta relatório da consultoria americana.

Sair da versão mobile