Participar do Ability já é um prêmio para qualquer cavaleiro. Este ano, para atletas e criadores do Rio foi um reconhecimento. Só São Paulo e Minas haviam sediado as provas até agora. A Associação do Quarto de Milha do Rio (RJQM) fez de tudo pra trazer o evento para a cidade. O presidente da RJQM , Frederico Mendonça, conta que desde setembro do ano passado eles já trabalhavam pra isso.
? O primeiro ponto é a gente mostrar pro Brasil que nós temos a condição, temos o aspecto físico aqui e o apoio da prefeitura para que a gente possa realizar um evento nacional. Segundo, é o crescimento da raça aqui no Rio, de criadores e novos competidores do Rio. Então um evento desse é de muita importância pra raça aqui no Estado.
Era de se prever que a Associação Nacional de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) aprovasse o Rio como Estado sede do Ability deste ano.
? Temos criadores muito tradicionais aqui e o nosso interesse é fomentar o quarto de milha no Rio, que é hoje o quinto Estado. O primeiro é São Paulo, o segundo Paraná, o terceiro Minas Gerais e o quarto seria todo o Nordeste ? afirma o presidente da ABQM Regis Frati .
Um destaque do Ability deste ano foi a premiação. Somadas todas as categorias o prêmio desta edição de Macaé chegou a R$ 310 mil. Outro aspecto interessante desta competição é a oportunidade que o atleta tem de garantir uma vaga pra um outro grande evento da raça: a Copa dos Campeões, que acontece no fim do ano. Os melhores daqui vão direto pra lá.
? Todo campeão e reservado campeão, que é o segundo lugar, classificam direto pra Copa dos Campeões, em outubro, da ABQM. Então, para os competidores, é mais uma chance de levar o seu animal, de levar o proprietário do seu animal a disputar a Copa dos Campeões agora em outubro ? explica Frati
Foi com esta expectativa que o competidor Durval Neto, que é do Rio, entrou na pista competindo na categoria aberta júnior, uma das mais importantes do Ability. Durval era um dos favoritos nos primeiros dias e disse que estava seguro, apesar de disputar com outras grandes figuras.
? Entre os 10 melhores do Brasil estão competindo na prova. Estão todos aqui. E a expectativa é de uma prova bem disputada, bem concorrida.
E foi mesmo muito concorrida. Vagner Simiano, conhecido Vaguinho, monta há 28 anos. O sujeito coleciona títulos e troféus nas competições de baliza e tambores. Ele é de Bauru e disse que a competição no Rio não foi brincadeira.
? Tem vários competidores bons do Rio de Janeiro. Vários competidores de nível nacional no Rio, mas a competição aqui está muito acirrada. É palmo a palmo. Errou um pouquinho, tocou um pouquinho demais ou não brecou, vai passar e vem um outro atrás e vai levar o prêmio.
Vaguinho levou três prêmios nas provas de baliza. Na categoria aberta jr dos três Tambores, o título não ficou com Durval. Miguel Dias fez o melhor tempo: 17 segundos e sete milésimos.
No total, o Ability Brasil 2009 premiou mais de 200 atletas em pelo menos 30 categorias. E confirmou a intenção dos representantes da raça de expandir e estimular a criação e o esporte, que tem leveza, beleza e agilidade, e não tem fronteiras.
? Seguramente nós faremos outros eventos aqu. No ano que vem nós pretendemos fazer uma edição do Ability no nordeste e uma nova em São Paulo? diz o presidente da ABQM.