Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Evento no Paraná reforça importância dos cereais de inverno

Paraná lidera a produção de cereais de inverno no Brasil, com 60% da produção nacional de cevada e 50% da produção nacional de trigo

Investimento em tecnologia e inovação são as chaves para o desenvolvimento da agricultura.

O tema foi um dos destaques da 19.ª edição do Wintershow, o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil, que terminou nesta quinta-feira (20), em Guarapuava, no Centro-Sul.

Organizado pela cooperativa Agrária, o evento investiu na apresentação de novidades e soluções na produção da cevada e do trigo, matérias-primas essenciais para as indústrias da cooperativa.

Segundo o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, não há setor com potencial competitivo tão alto quanto o agro paranaense, e que o governo tem o compromisso de impulsionar as novidades tecnológicas, investindo em mais infraestrutura e conectividade.

“Vivemos um momento único de inovação, de reunião de propósitos para fazer a diferença. Já temos qualidade e sanidade reconhecidas”, afirmou.

Cereais de inverno

Historicamente, o Paraná lidera a produção de cereais de inverno no Brasil. Aproximadamente 60% da produção nacional de cevada e 50% da produção nacional de trigo se concentram no estado.

Atualmente, a área da cevada no estado é de 84 mil hectares.

A colheita começou há poucos dias atingindo 6% da área e a produção estimada é de 388 mil toneladas, 31% acima comparado ao ciclo anterior quando atingiu 296 mil toneladas, o cultivo do cereal está ganhando impulso para aumentar a produção no estado.

Novos empreendimentos, como a Maltaria Campos Gerais, com sede em Ponta Grossa, que tem inauguração prevista para 2023, além dos investimentos das cooperativas, tendem a ampliar a área de plantio destinada a esses produtos no Paraná.

Amaltaria é fruto da intercooperação entre Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.

O WinterShow 2022 é promovido pela Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) em parceria com o Sebrae.

Além das grandes empresas do ramo, em 2022 o WinterShow abriu espaço para participação de 30 startups.

Sair da versão mobile