Milhares de produtores rurais se participaram dos eventos promovidos pelo Projeto Soja Brasil, mostrando a importância da sojicultura no agronegócio
Uma das principais características da quarta edição do Projeto Soja Brasil foi a grande mobilização dos sojicultores brasileiros. Milhares de produtores estiveram presentes nos eventos organizados pelo Canal Rural, Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e seus parceiros.
A primeira mostra da importância da soja para o agronegócio brasileiro foi em outubro de 2015, durante a Abertura Oficial do Plantio da Soja – Safra 2015/2016, que aconteceu em Porto Nacional, no Tocantins. O evento foi uma forma de valorizar a expansão na fronteira agrícola do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. O sucesso foi tão grande que nem mesmo a chuva atrapalhou. Pelo contrário, trouxe a perspectiva de mais uma safra de sucesso.
Abertura do Plantio em Porto Nacional (TO)
Na época, os agricultores já alertavam sobre a cobrança de ICMS sobre as exportações da soja. Fato que ocorreu em Goiás. Porém, a mobilização do setor se mostrou mais forte e a medida foi revogada.
Em janeiro de 2016, outra demonstração da força do campo. Em Cristalina, leste de Goiás, a Abertura Oficial da Colheita da Soja – Safra 2015/2016 foi muito comemorada. O município, que tem a maior área irrigada da América Latina – cerca de 60 mil hectares – mostrou o seu caso de sucesso para o resto do país. Também no evento, discursos pedindo ajustes na economia marcaram a festividade.