O manifesto já ganhou a adesão de outras celebridades, como os atores Kevin Spacey e Woody Harrelson, o cantor Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, e o empresário britânico Richard Branson. Renomados chefs de restaurantes de Londres, que também estão engajados na campanha, vão oferecer aos seus clientes cardápios vegetarianos. Além disso, receitas vegetarianas estarão à disposição dos internautas no site da campanha.
A página do movimento Meat Free Monday traz alguns dados sobre a relação da produção e consumo de carne e os efeitos ao meio ambiente. Entre eles, está um levantamento da entidade Climate Research Network, que cita que a produção de alimentos seria responsável por entre 20% e 30% das emissões de gases que são provocadores do aquecimento da Terra, e que a criação de animais seria a responsável por pelo menos metade dessa geração. Além disso, o documento aponta que, entre 1961 e 2007, o consumo de carne no mundo aumentou em quatro vezes e o de frango cresceu dez vezes.
McCartney não é o único a se preocupar com a emissão de gases por meio da criação. A cidade de Ghent, na Bélgica, lançou no mês de maio uma campanha com o objetivo de conscientizar seus cidadãos a não comer carne por pelo menos um dia na semana. Além disso, um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a criação de animais gera mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que, por exemplo, o setor de transportes.