Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ex-ministro da Agricultura quer indicar cooperativismo ao Nobel da Paz

Roberto Rodrigues aponta que atividades promovem distribuição de renda e contribuem para justiça socialO ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues propôs nesta quarta, dia 14, que o sistema cooperativista seja indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Ele participou do lançamento da programação prevista para 2012 nas comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

– O cooperativismo promove distribuição de renda e inclusão social, contribuindo para a justiça social – justifica.

Rodrigues diz que a ideia do Nobel da Paz será levada pelos brasileiros à Aliança Cooperativa Internacional, para depois ser encampada pelos governos. Ele afirma que o cooperativismo pode ser agraciado com o prêmio, a exemplo da organização não-governamental Médicos Sem Fronteira.

O presidente da OCB, Márcio Lopes, aponta que o governo brasileiro poderá cunhar moedas de R$ 1,00 com o símbolo comemorativo ao Ano Internacional do Cooperativismo, a exemplo do que foi feito na Austrália, onde foi cunhada uma moeda de um dólar. A possibilidade foi apresentada pelo secretário-executivo do Banco Central (BC), Luiz Edson Feltrim, que participou do evento na OCB.

Um dos objetivos da OCB para o próximo ano é mostrar à população a importância das cooperativas, que têm nove milhões de associados e emprega 300 mil pessoas.

– O setor quer mostrar que o alimento que chega às mesas e os serviços financeiros, de transporte ou de saúde podem vir de uma organização cooperativa – aponta Lopes.

Ele destaca o papel do setor nos momentos de crise, como nos Estados Unidos, onde os depósitos no sistema de crédito cooperativo aumentaram em 25% após a queda dos grandes bancos. Lopes também cita como exemplo a Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão (PR), que na semana passada distribuiu R$ 54 milhões entre seus associados, valor que corresponde a um terço das sobras (lucro).

Sair da versão mobile