Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Excesso de chuva provoca queda na produção de mel no Sul do Brasil

Apicultores do RS acumulam prejuízos há mais de dois anosO excesso de chuva em época de florada é apontado como um dos principais causadores da queda na produção de mel no Sul do país. Os apicultores acumulam prejuízos há mais de dois anos.

O apicultor Batista Camargo começou a criar as primeiras abelhas quando ainda era criança em Osório, no litoral do Rio Grande do Sul. Atualmente, tem cem colméias em atividade e considera pouco diante do que já produziu.

? Na minha travessia na apicultura presenciei no máximo três meses de crise, mas depois vinha a recuperação. Atualmente não é isso que está acontecendo, a crise persiste ? desabafa.

No galpão do produtor Edmilson Camargo, no litoral do RS, há mais de 700 caixas vazias. Anteriormente todas eram povoadas por abelhas e atualmente não possuem mais atividade.

A crise na apicultura no RS segue na contramão de um bom momento vivido no Brasil. A produção de mel cresceu 30% no último ano e o país já é o quinto maior exportador do produto.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o salto foi de 38 mil toneladas em 2009 para 50 mil no ano passado. Nos apiários de Osório, a expectativa é de que, ainda este ano, os produtores iniciem a retomada dos números de antes da crise.

? Se observarmos os apiários atualmente, vemos que está havendo uma recuperação. Está no início da florada de outono, que é a nossa maior colheita. Então nós temos uma esperança forte de que o produtor consiga resgatar aquilo que se perdeu nestes últimos dois anos. Porque quando se perde safra, há uma perda de colméias, de enxames. Nesta crise chegaram a mais de 50% das colméias, então o produtor terá que recuperar o prejuízo com metade da colméia. Consequentemente vai precisar no mínimo um ano para retomar o enxame ele tinha há dois anos ? explica o técnico agrícola Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), Pedro da Silva Francisco.

Sair da versão mobile