Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Excesso de chuva em São Paulo favorece hidroponia e uso de estufas

Muitas plantações estão alagadas no EstadoApesar das perdas em diversas culturas, o excesso de chuva em São Paulo acabou beneficiando métodos alternativos para a produção de hortaliças. Sistemas como a hidroponia e o uso de estufas vem garantindo a produção.

Já são 35 dias seguidos de chuva e muita perda nas plantações. O produtor de hortaliças Felipe Leal planta mais de 30 tipos de hortaliças em Embu Guaçu, na grande São Paulo. Ultimamente, só o que tem feito é contabilizar prejuízos.

A situação se repete em diversas cidades próximas a capital paulista, no chamado Cinturão Verde. Muitas plantações estão alagadas.

Para se proteger dos problemas climáticos, os produtores de hortaliças de Embu Guaçu, pertinho de São Paulo, encontraram uma solução. Eles cobriram as plantações com estufas. Até pouco tempo atrás, só havia plantação a céu aberto no local. Os produtores foram ainda mais ousados e também adotaram a hidroponia. A água não é problema, mas a solução.

O produtor Eduardo Miyayaciki foi um dos primeiros a adotar o sistema no município. Ele construiu a primeira estufa em 97. Cinco anos depois, toda a propriedade já estava adaptada. Atualmente, ele tem 16 mil metros quadrados de estufas e se livrou da preocupação com o clima.

Além da questão climática, a hidroponia tem outros benefícios. Não é preciso preparar a terra. Tudo que a planta necessita de nutriente está na água. A produtividade chega a ser 10 vezes maior que no sistema comum, e o preço fica em média 20% mais alto. As vantagens já levaram mais da metade dos produtores de Embu Guaçu a migrar para a hidroponia. O secretário de Agricultura, Roberto Yamada, lembra que essa quantidade podia ser ainda maior.

? O problema é que é difícil os produtores conseguirem financiamento ? disse Yamada.

Felipe desistiu de esperar o financiamento do Pronaf. Tirou dinheiro do bolso e está iniciando as obras para implantar a hidroponia. É um investimento alto, de quase R$ 200 mil, mas ele está bastante otimista.

Sair da versão mobile