Há 20 anos, o produtor José Hayasshy se dedica ao cultivo de brócolis em sua propriedade, localizada no município. O agricultor também cultiva alface, beterraba e alguns outros alimentos. De brócolis, são 24 mil pés, dos quais 60% foram perdidos devido às fortes chuvas fora de época. Segundo o nissei, o miolo da hortaliça apodreceu e ela ficou amarelada, impossibilitando a comercialização.
– O prejuízo não vai dar para recuperar, mas vamos seguir plantando e esperando que melhore no resto do ano – ponderou o agricultor.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Suzano tem 450 produtores de brócolis, 230 hectares cultivados com a hortaliça e uma produtividade de 1000 engradados por hectare. Conforme o engenheiro agrônomo da Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento (Sesana) da Prefeitura, Blair Aquino, em junho e julho, os produtores do município tiveram perda média de 40% da plantação, mas não há como prever se o preço vai se estabilizar nos R$ 40,00 por caixa porque o brócolis é muito sensível ao clima.